Aprenda a simular o efeito Tilt Shift no Photoshop

Para quem gosta de fotografar, ou utilizar ferramentas de edição de fotos, provavelmente já ouviu falar do efeito Tilt Shift. Vamos utilizar este efeito em uma foto de uma cidade, para fazer ela parecer uma maquete. Usaremos o Photoshop, mas também existem outras ferramentas (inclusive gratuitas) que também permitem a utilização deste efeito. Posso citar o Photoscape para Windows, o Leme Camera para iPhone e o Camera360 para Android, todos gratuitos.

Ângulo Certo

O primeiro passo, é conseguir uma foto no ângulo certo, que mostre a cena de cima para baixo (a mesma visão que nós temos de uma maquete). Imagens que mostre objetos de tamanhos bem diferentes, como carros e prédios, também ajudarão a chegar no resultado final.

Abra a foto da cidade do Photoshop.

Ajustando o Foco

Para simular o efeito Tilt Shift no Photoshop, é preciso selecionar uma área central que terá mais foco que as bordas.

Clique no botão Editar no Modo Máscara Rápida (Quick Mask Mode) ou tecle Q. Depois, selecione na barra de ferramentas Degradê (Gradient Tool) e ative o quarto item do menu superior, Degradê Refletido (Reflected Gradient).

Desenhe uma linha vertical reta, que começará na área com mais foco e terminará na área com menos foco. Após criar essa linha, aparecerá uma mancha vermelha na imagem. Para transformá-la numa seleção, clique novamente no ícone Modo Máscara Rápida. As áreas que receberão o efeito aparecerão de forma destacada.

Definidas as áreas que receberão os efeitos, é hora de destacar o centro da imagem e borrar as bordas. Isso desfoca os elementos mais ao fundo e faz com que eles fiquem mais parecidos com miniaturas. Clique em Filtro > Desfoque > Desfoque de Lente (Filter > Blur > Lens Blur). O resultado desse passo é o mais importante do efeito Tilt Shift. Se você perceber que a imagem não ficou legal, vale a pena voltar atrás e fazer uma nova seleção, é um processo de tentativa e erro.

Ajustes Finais

Para reforçar a sensação de miniaturização, vamos ajustar as cores da foto. Para obter o efeito, selecione a imagem toda (Ctrl + A) e mude a saturação da cor clicando em Imagem > Ajustes > Matriz/Saturação (Image > Adjustments > Hue/Saturation). Coloque 40 no item Matriz (Master).

Para reforçar a nova configuração de cores, vá até ao ajuste de curvas (Ctrl + M) e faça um desenho parecido com o feito abaixo. Esse passo irá calibrar a incidência de luz sobre a imagem.

Depois deste passo já temos o resultado final deste efeito:

Com informações da Dicas Info

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: