Série Google: 2.6. Google Directory

2.6.1. Google Directory

O Google Directory (em português Google Diretório) é um serviço de busca do Google que permite fazer pesquisas separadas por temas. A relevância das páginas dentro de cada tema é determinada pelo PageRank – número de links que apontam para determinada página – da mesma. Lançado em abril de 2000 o serviço está no ar até hoje.

Acesse o Google Directory (Português)

2.6.2. Diretórios de Sites

Diretórios de sites são índices de sites, usualmente organizados por categorias e sub-categorias. Tem como finalidade principal permitir ao usuário encontrar rápidamente sites que desejar, buscando por categorias, e não por palavras-chave. Os diretórios de sites geralmente possuem uma busca interna, para que usuários possam encontrar sites dentro de seu próprio índice. Diretórios podem ser a nivel regional, nacional ou global, e até mesmo especializados em determinado assunto. Open Directory Project é um exemplo de diretórios de sites.

Diretórios são os precursores da busca na internet, na época em que ainda não existiam os buscadores por robôs como o Hotbot, Google ou Altavista.

Qualquer usuário pode sugerir sites para diretórios na internet. Em geral, a inclusão é gratuita. Esta sugestão será revisada por editores e então aprovada para que o site conste no diretório.

Também podem ser colaborativos, ao passo que diversos editores globalmente revisam as sugestões e adicionam os sites as suas categorias pelas quais são responsáveis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: