Série Google: 2.3. Google Book Search

Google Book Search (em português Google Pesquisa de Livros) é um serviço de busca do Google que permite fazer pesquisas em livros. Logo que foi lançado o serviço foi muito criticado por editoras e escritores, porque lançava a idéia de publicar na internet parte de seus livros. A ferramenta foi lançada no final do ano de 2004.

Para que determinado livro apareça entre nos resultados da pesquisa é necessário digitalizá-lo. Parte dos autores não concordam com essa digitalização, alegando que ao colocarem suas obras na internet estarão pondo-as em risco, pois qualquer um poderá copiar seu conteúdo desrespeitando direitos autorais. O Google Book Search rebate que só ficam disponíveis quatro páginas, duas anteriores e duas posteriores, da referência da busca. O objetivo do serviço não é disponibilizar os livros integralmente para os usuários.

Atualmente no banco de dados dos livros digitalizados a maioria das obras são em domínio público. A empresa firmou contrato com as principais bibliotecas dos Estados Unidos da América, em sua maioria de universidades: University of Michigan, Harvard (Widener Library), Stanford (Green Library), Oxford (Bodleian Library), New York Public Library.

Acesse o Google Book Search (Português)

Fonte: Wikipédia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: