Série Google: 1.3. Alguns recursos do buscador Google

A quantidade de informações na Internet é tão grande e diversificada que é praticamente impossível encontrar tudo o que se precisa sem o uso de um mecanismo de busca. Existem ferramentas de busca muito boas na Internet, como o Altavista, o AlltheWeb, o Yahoo e o MSN. No entanto, o Google destaca-se por algumas boas razões.

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O Google atualiza sua base de informações diariamente. Existe o crawler Googlebot, um “robô” do Google que busca por informações novas em todos os endereços possíveis em toda a internet. Isso é realmente interessante porque cerca de aproximadamente 4 dias depois de uma matéria ser publicada em um site já é possível encontrá-la no Google. Outros mecanismos de busca também possuem crawlers, mas eles não são tão eficientes em termos de atualização e de classificação de informações.

Outra razão para o sucesso do Google é o sistema PageRank. Trata-se de um algoritmo desenvolvido pelos próprios fundadores do Google – Larry Page e Sergey Brin – na Universidade de Stanford, que atribui uma pontuação (um PageRank) a páginas web, de acordo com a quantidade e a qualidade das ligações (externos ou internos) que apontem para ela; o PageRank é um dos factores de maior peso na definição do ordenamento das páginas apresentadas pela Google. Em outras palavras, quanto mais ligações existirem apontando para uma página, maior é seu grau de importância no Google. Como conseqüência, essa página tem maior probabilidade de obter um bom posicionamento nas buscas, pois o PageRank indica que a comunidade da Web (por meio de ligações) elegeu aquela página como de maior relevância o assunto pesquisado. Além disso, o Google analisa os assuntos mais pesquisados e verifica quais sites tratam aquele tema de maneira significativa. Para isso, ele checa a quantidade de vezes que o termo pesquisado aparece na página, por exemplo.

  • Google disponibiliza ainda um recurso extremamente útil: o de “Em cache”. O Google armazena quase todas as páginas rastreadas pelo Googlebot e permite que esse conteúdo seja acessado mesmo quando o site original não está no ar. Por exemplo, suponha que você fez uma pesquisa e ao clicar em uma ligação que aparece na página de resultados você constatou que aquela página não existe mais. Se você clicar em “Em cache”, uma ligação que fica junto a cada item disponibilizado na página de resultados, você acessará uma cópia daquela página que está armazenada no Google.

Outros dois factores importantes são a simplicidade e clareza. A combinação desses itens foi trabalhada desde a concepção do Google. Devido a isso, é possível acessar um site leve, sem poluição visual e cujas opções são facilmente localizáveis. o Google é capaz de realizar buscas em mais de 300 tipos de arquivos.

  • O Google oferece, além de seu tradicional mecanismo de busca, vários outros serviços, como o Google News, o Orkut, o Froogle, o Gmail, o Google Talk, o Google Earth, entre outros.
  • Para saber de algumas novidades que estão para vir ou para saber quais os principais projectos em que o Google trabalha atualmente, basta visitar o Google Labs.

1.3.1. Dicas para uso do buscador Google

Quem sabe aproveitar todas as opções do Google certamente encontrará o que deseja, por mais complexo ou por mais desconhecido que o assunto seja. Se os recursos certos forem usados, as chances de encontrar algo que seja interessante à pesquisa aumentam consideravelmente.

1.3.1.1. Cálculos

Fazer cálculos no Google é simples. Digite, por exemplo, 2 + 2, 18 * 3, 14 / 8 ou 4 − 3 e veja o que acontece. O Google consegue realizar desde operações básicas até as mais complexas. Basta digitar o tipo de cálculo desejado. Veja a lista:

  • 5 ^ 3 —> faz 5 elevado a 3 (53)
  • sin(45 degrees) —> faz o seno de 45 ł
  • tan(45 degrees) —> faz a tangente de 45 ł
  • cos(45 degrees) —> faz o cosseno de 45 ł
  • sqrt (90) —> faz a raiz quadrada de 90
  • ln (13) —> faz o logaritmo base e de 13
  • log (1,000) —> faz o logaritmo base 10
  • 50! —> faz o fatorial de 50
  • 4th root of 64 —> faz o cálculo da quarta raiz de 64 łł

ł O degrees não é obrigatório. Digite-o somente quando desejar o valor em graus. Sem o degrees, o valor é fornecido em radianos.

łł Para 1, deve-se usar st em vez de th. O mesmo vale para 2, onde deve-se nd e 3, onde deve-se usar rd. Para 4 e os demais números, deve-se usar th.

Você não precisa usar cada operação por vez. E possível criar uma equação. Por exemplo, (14 + 554) * ln(13) / tan(90) + 1. O Google dará como resultado − 729.197942.

1.3.1.2. Conversões

É possível fazer conversões no Google.

Veja a lista de conversões:

  • 50 miles in km
    • Faz 50 milhas em quilômetros
  • 10 kg in lb
    • Faz 10 quilos em libras
  • 30 cm in ft
    • Faz 30 centímetros em pés
  • VI in arabic numerals
    • Transforma VI em número arábico (o que utilizamos hoje em dia)
  • 2004 in roman numerals
    • Transforma 2004 em números romanos
  • 9 hours in minutes
    • Transforma 9 horas em minutos
  • 365 days in hours
    • Transforma 365 dias em horas

Em todos os casos, é possível que você faça as operações de modo contrário. E há outras conversões. Basta saber os nomes das medidas em inglês e experimentar no Google. No lugar dos valores, você pode usar equações. Por exemplo, 10/5+459 in roman numerals. O Google mostrará CDLXI. Outra maneira de fazer este tipo de conversão é escrevendo em formato de pergunta a medida desejada, em inglês, como nos exemplos abaixo:

  • How many cm are in 40 km?
    • Quantos centímetros há em 40 km?
  • How many miles are in 9041 cm?
    • Quantas milhas há em 9041 centímetros?
  • How many hours are in 8 days?
    • Quantas horas há em 8 dias?

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